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AIRBNB: o que aprendemos com o seu sucesso?

Funnil: Airbnb

Que tal aprendermos com um case de sucesso que reformulou o turismo, as hospedagens e, de quebra, ensinou sobre o poder do design, do valor de um serviço estruturado e do sentimento de pertencimento em uma imersão local e totalmente autêntica? Seja bem-vindo ao estudo de caso do Airbnb.

Para saber mais sobre como essa empresa percebeu um gap de mercado e se tornou uma das maiores e mais bem sucedidas do seu meio, continue aqui e aprenda com esse case de growth hacking.  

Boa leitura!

Nalk Airbnb sucesso empresarial
Airbnb

Conheça a história:

Em 2007, os designers Brian Chesky e Joe Gebbia não conseguiam honrar com o aluguel de seu apartamento na Califórnia. Para sobreviver, decidiram transformar o loft que moravam em um espaço de hospedagem. Porém, com a ideia, acabaram enfrentando alguns desafios. 

Por não quererem anunciar em lugares muito impessoais essa opção de hospedagem, eles afirmaram que o instinto empreendedor falou mais alto e, por isso, resolveram construir um site exclusivo para divulgar o seu serviço. 

Naquele ano, estava ocorrendo uma conferência na cidade e todos os hotéis estavam alugados, o que era uma ótima oportunidade de vender a ideia. Com o nome de AirBed & Breakfast, eles colocaram fotos de seu loft completo, com colchões de ar e uma promessa de café da manhã.

Naquela primeira semana, conseguiram seus três primeiros locatários, cada um pagando US$80 pelo fim de semana. Ou seja, a ideia funcionava. 

Em apenas sete anos de história, o agora “Airbnb” havia quebrado todo o legado da indústria hoteleira. Em 2014, portanto, a plataforma contava com 10 milhões de hóspedes e 550 mil propriedades listadas em todo o mundo.

Como o sucesso aconteceu?

Quando Cheski e Gebbia anunciaram pela primeira vez o seu loft em São Francisco, eles estavam prometendo mais do que simplesmente um lugar para dormir. Foi exatamente a capacidade de oferecer além que permitiu que o Airbnb mudasse completamente o seu mercado. 

Além disso, o Airbnb surgiu levando como base uma dor universal: a falta de dinheiro. Embora já existisse uma pequena demanda em hospedagem, eles precisavam injetar dinheiro para bombar o novo modelo de negócios. 

Até que eles tiveram a ideia do primeiro hack de crescimento do Airbnb

A equipe do Airbnb sabia, por meio de pesquisas e da sua própria experiência, que o Craigslist era o lugar onde as pessoas que queriam algo diferente da experiência padrão do hotel mais procuravam por anúncios.

Como o Craigslist salvava as informações do anúncio usando um URL exclusivo em vez de um cookie, o Airbnb conseguiu criar um bot para visitar o Craigslist, obter um URL exclusivo, inserir as informações do anúncio e encaminhar o URL ao usuário. Funcionava basicamente assim, um hack. 

Isso ajudou a startup a aumentar os anúncios rapidamente e quase sem custo.

Não parou por aí!

O sucesso do Airbnb foi muito ligado à visão de negócio que seus sócios possuíam, que permitia que acompanhassem o fluxo, entendessem o que os seus clientes realmente queriam e, ainda, encontrassem os gaps no negócio. 

O Craigslist foi apenas o primeiro, mas foram inúmeros outros hacks que permitiram o Airbnb se tornar um modelo de negócio tão importante para o mercado. O seu design atrativo acabou ajudando também no sucesso.

Com sites simples e bem estruturados, fotos sempre bem tiradas e com uma experiência do usuário levada em consideração o tempo todo, o Airbnb só crescia. Portanto, foram muitas as lições que podemos aprender com eles.

Principais lições do sucesso do Airbnb:

Algumas lições se tornaram muito claras e relevantes durante esta história:

LIÇÃO 1: NÃO SUBESTIME O PODER DO DESIGN NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

O Airbnb conseguiu fazer com que as pessoas normalizassem alugar a casa de “estranhos” para viajar pelo mundo. Superou a desconfiança de ser um ambiente seguro ou não através da credibilidade de um bom design, que facilitava o acesso, além de oferecer uma excelente experiência para o cliente. 

LIÇÃO 2: O VALOR DE UMA EXPERIÊNCIA

Segundo a PwC, 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência. Então, para se tornar global, o Airbnb precisou entender as minúcias de cada um dos mercados, porque sempre atendeu os dois lados da moeda: o da oferta e também o da demanda. 

LIÇÃO 3: PROPÓSITO QUE VAI ALÉM

Esse é um dos maiores aprendizados até aqui. Empresas com uma cultura organizacional sólida apresentam um crescimento de quatro vezes mais do que as que não fazem. Assim, o Airbnb construiu uma jornada consistente e com um futuro cada vez mais brilhante. Quer propósito maior do que esse?

A grande moral de todo o estudo de caso do Airbnb é que ele conseguiu, no decorrer dos anos, se sair muito bem sucedido em todas as principais áreas de crescimento de uma empresa. Afinal, a plataforma conseguiu se inserir no dia a dia das pessoas a ponto de nem ser mais questionável. 

Além disso, ela vivenciou o seu primeiro “boom” por meio de um hack de crescimento simples, mas que fez toda a diferença para que as pessoas conhecessem e chegassem até a plataforma (growth hacking). Depois, se aprofundou na experiência do usuário e garantiu que ela fosse cada vez melhor. 

Os resultados se tornaram apenas consequência de toda essa construção. 

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